LUMO Sustentabilidade
Genérico / Sustentabilidade on 23 de Setembro, 2022
A LUMO criou uma nova área de negócio que pretende auxiliar os seus clientes na definição de novas práticas ESG (Environmental, Social & Governance).
As práticas ESG são cada vez mais fortes nas Empresas ao nível mundial. As Empresas que implementam indicadores ESG mostram a consumidores e investidores que são mais responsáveis e sustentáveis ecológica, social e economicamente; e aumenta-se a possibilidade de reduzir custos, mitigar riscos e criar novas oportunidades de negócio.
No presente, as Grandes Empresas e as do setor financeiro, necessitam de apresentar um reporte não financeiro. A partir do próximo ano estes reportes passarão a incluir todos os atores da cadeia de valor e, de acordo as indicações da UE, serão lançadas novas orientações que abrangem também as PME, o que significa que em breve todas as organizações terão de ter toda a informação relevante nas áreas Ambiental, Responsabilidade Social e Governança. É altura de atuar!
A LUMO antecipou-se à entrada em vigor destas novas medidas e lançou recentemente uma nova área de negócio – LUMO Sustentabilidade – que permitirá a preparação das Empresas para estas novas imposições. A LUMO Sustentabilidade, que contará, muito em breve, com a certificação internacional CESGA (Certified ESG Analyst), está apta para apoiar as Empresas nesta transição, pretendendo assessorá-lo na verificação de cumprimento de procedimentos e normas a implementar e apresentação de propostas de atuação.
A consideração da sustentabilidade na estratégia de uma organização e nos seus processos de negócio é cada vez menos uma escolha. Pressupõe-se que as empresas considerem os aspetos ESG nas suas decisões e que partilhem, publicamente, as suas ações e resultados.
O enquadramento dos fatores ESG na estratégia organizacional permite reforçar a vantagem competitiva de uma organização e poderá conduzir a uma maior rentabilidade a longo prazo. Neste seguimento, a LUMO propõe-se a apoiar e orientar as empresas neste processo. É essencial que sejam capazes de apresentar relatórios eficazes de reporte corporativo. Ao fazê-lo, conseguem criar confiança e alinhar o investimento com transparência e responsabilização. Para além de informar os stakeholders, conseguirão ainda melhorar a “discussão” interna e auxiliar o processo de tomada de decisão, nomeadamente nos fatores com impacto nos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Contacte a LUMO Sustentabilidade e seja o 1º a preparar-se!